21 de Julho de 2012

Tomada de posse dos Órgãos Concelhios do PSD de Ponte da Barca

A tomada de posse dos novos Órgãos Concelhios do PSD de Ponte da Barca decorreu, ontem, e contou com a presença do Vice-Presidente do Partido Social Democrata, Jorge Moreira da Silva.

Jorge Moreira da Silva centrou a sua intervenção nos cinco grandes pilares que constituirão a carta de princípios para as próximas eleições autárquicas.
Neste âmbito, começou por referir-se à descentralização de competências do estado central para o poder local, numa ótica de política de proximidade, potenciando desta forma o aprofundamento da democracia.
O segundo pilar prende-se com a necessidade de possibilitar igualdade de oportunidades; enquanto o terceiro pilar assenta no empreendedorismo de base local. Pretende-se neste domínio fazer do poder local alavanca de crescimento.
Jorge Moreira da Silva falou depois do quarto pilar - coesão da territorial - tem em vista combater a desertificação do interior e a degradação da qualidade de vida das populações nas cidades.
O quinto e último pilar, designado por economia verde, tem como objetivo assumir as questões do ambiente, mar, energia... como motores de crescimento.
A tomada de posse dos Órgãos Concelhios do PSD de Ponte da Barca, cuja Mesa do Plenário passa a ser presidia pelo histórico do Partido, João Rodrigues Esteves, e a Presidência da Comissão Política, pela Deputada Rosa Maria Arezes, contou também com a presença do Presidente da Comissão Política Distrital, Eduardo Teixeira; do Vice-Presidente do grupo Parlamentar do PSD, Carlos Abreu Amorim; de vários históricos do PSD no Concelho; de representantes distritais e de várias concelhias, Presidentes de Junta e muitos militantes e simpatizantes do PSD.
No seu discurso de tomada de posse, Rosa Maria Arezes apelou ao envolvimento de todos nesta nova etapa do PSD Barquense e mostrou-se determinada em abrir o Partido à sociedade civil.
"Desejo e vou trabalhar para que esta Comissão Política aprofunde, permanentemente, um clima de participação e de debate. Porque é do jogo dialético que surgem sínteses ricas e produtivas, é do confronto saudável de ideias que brota a luz capaz de mobilizar um povo.
Desejo e vou trabalhar com a equipa que lidero no sentido de robustecermos, cada vez mais, o Partido, abrindo-o à sociedade civil e aos vários sectores da vida e da comunidade Barquense, junto de quem pretendemos sentir o pulsar do seu quotidiano, auscultando anseios e preocupações, partilhando informação relevante, analisando e traçando metas estratégicas que contribuam para que a nossa intervenção política seja ainda mais assertiva e incisiva e o nosso projeto seja credível e merecedor da confiança da população do nosso Concelho."
A nova Presidente da Comissão Política Concelhia quer um Concelho gerido com rigor e seriedade, em que o despesismo seja posto de lado e o investimento produtivo gerador de riqueza volte a ser superior às despesas corrente; em que o investimento volte a ser repartido de uma forma equilibrada e solidária por todas as Freguesias; em que volte a existir uma visão estratégica de desenvolvimento e de aposta na qualidade de vida de todas pessoas.
Na sessão usou ainda da palavra o Presidente da Comissão Política Distrital que se mostrou muito confiante com a equipa agora empossada e afirmou que "estão reunidas todas as condições para que o PSD em Ponte da Barca faça um excelente trabalho com vista a recuperar a autarquia já nas próximas eleições".
Eduardo Teixeira referiu também que todas as concelhias do Distrito se encontram legitimadas para atempadamente prepararem as eleições de 2013 e que estão, portanto, garantidas as condições para que o PSD mantenha a dinâmica das últimas autárquicas, conquistando mais Câmaras Municipais, mais mandatos nas Assembleias Municipais e nas Juntas de Freguesia.

Veja as fotos aqui.