18 de Março de 2013

Presidente da ARS Norte visita Santa Casa da Misericórdia

Presidente da ARS Norte visita Santa Casa da Misericórdia
Ministério estuda abertura de projeto-piloto
de Unidade de Cuidados Paliativos

O Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte visitou as instalações do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, a fim de se inteirar dos anseios e preocupações da instituição.
A deslocação de Castanheira Nunes a Ponte da Barca surgiu na sequência de várias reuniões de trabalho anteriormente realizadas, fruto das diligências desenvolvidas pelos Deputados do PSD eleitos pelo Círculo de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes.
A visita de Castanheira Nunes foi, aliás, promovida pelos Deputados e da comitiva do responsável pela ARS Norte faziam parte, para além dos Parlamentares, o Diretor da Segurança Social de Viana do Castelo, Paulo Vale, e também Armindo Silva.
O Provedor António Bouças aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto "Hospital Social" e sublinhou a importância da abertura da Unidade de Cuidados Continuados, já assumida pela Tutela, e ainda da comparticipação do Ministério da Saúde para aquisição de mobiliário.
Relativamente à abertura da Unidade de Cuidados Continuados, o Presidente da ARS Norte adiantou que o protocolo já está contratualizado e cabimentado na Segurança Social, pelo que acontecerá no início do segundo semestre deste ano. Recordou que se trata de uma aposta a que a Tutela vai continuar a dar prioridade, até porque, na região Norte, há cerca de 400 doentes em lista de espera.
No que diz respeito à comparticipação do Ministério da Saúde, no montante de 200 mil euros, Castanheira Nunes garantiu que ia dar instruções para que a verba seja desbloqueada o mais rápido possível e adiantou mesmo o dia 8 de Abril como data limite, caso o processo esteja devidamente concluído por parte da Santa Casa da Misericórdia.
Quanto ao projeto "Hospital Social", que integra a Unidade de Cuidados Continuados, o Presidente da ARS Norte mostrou-se recetivo à implementação da valência dos Cuidados Paliativos.
Neste contexto, disse que iria enviar uma equipa da ARS para aferir das condições físicas e humanas de que o Hospital dispõe para que a Santa Casa possa formalizar a candidatura aos Cuidados Paliativos.
Será uma experiência-piloto no Distrito Viana do Castelo que resultará de um protocolo tripartido entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca e a Administração Regional de Saúde do Norte.
Esta nova valência virá dar resposta a muitas necessidades do Concelho e será mais um contributo para a salvaguarda da qualidade de vida da população da Região.
A realização de exames complementares comparticipados foi outra das reivindicações do Provedor António Bouças, no âmbito do projeto "Hospital Social", a que o Presidente da ARS Norte respondeu positivamente, mediante uma articulação com a ULSAM.
Os Deputados do PSD
pelo Círculo de Viana do Castelo